Layout em páginas na web é tudo. Dicas que você deve saber!

Você pode ter o melhor conteúdo da Web. Você pode ter um domínio super-cobiçado na internet. Mas se o visual do seu site for pobre, não amigável ou pouco atraente, seus visitantes deixar a página assim que entram, e nunca mais voltar. A combinação de cores, o posicionamento do conteúdo, dos anúncios, assim como outros fatores, precisam ser levados em consideração na hora da criação do site. Vamos dar uma olhada em alguns pontos para a criação de um bom layout de site:

USABILIDADE

A facilidade com que o usuário navega em sua página determina se ele voltará ou não ao site. Ao usarmos uma navegação complexa demais o usuário pode resolver deixar a página imediatamente. Além disso, mecanismos de busca como Google e Bing podem não conseguir indexar direito uma página com uma navegação mais complexa e isso é muito ruim para sites que precisam ser encontrados no meio de muitos concorrentes. O uso de muitas imagens também pode tornar o site lento demais. Ao invés disso descubra que se pode conseguir um grande efeito visual com imagens pequenas.

LEGIBILIDADE

Fontes usadas em sites não devem chamar mais atenção do que o necessário. Para textos grandes, fontes padrão como Arial, Times New Roman, Verdana, etc.. servem muito bem. O espaço entre as letras, linhas e parágrafos têm que ajudar o texto a ser lido com facilidade.

CORES

A combinação de cores que você escolhe para um site é de suma importância. Fique atento pois cores que são atraentes para uma pessoa podem não ser para outra. Portanto é sempre bom submeter seu layout à apreciação de alguns amigos e colegas antes de ir em frente com uma determinada combinação cromática, para ter certeza de que está agradando a maioria. Tente também usar sempre cores seguras para web, para que elas sejam vistas mais similarmente por cada usuário. Além disso nunca se esqueça de que o conteúdo é o mais importante, e não a forma.

DIMENSÕES

Nunca se esqueça de que o conteúdo principal tem ser visto sem rolar a página. Adicionar barras de rolagem desnecessárias pode chatear bastante alguns usuários. Tente sempre fazer com que o conteúdo do seu site se adapte ao tamanho de tala do usuário. A altura de uma página não deve ultrapassar 4 ou 5 rolagens no mouse. Se precisar adicionar mais conteúdo, mova-o para uma página seguinte.

Não se esqueça; usuários sempre voltam à sites simples e fácies de se navegar. Quanto mais amigável, mais visitas seu site terá. Faça com que seu usuário tenha uma boa experiência e ele sempre voltará à sua página.