Tendências para o mundo pós COVID-19

Nosso cotidiano certamente mudou. O distanciamento social se impôs e rapidamente tivemos que redefinir prioridades e nos adaptar ao que é possível fazer dentro nas atuais circunstâncias.

Atentos às mudanças, enumeramos aqui algumas tendências que devem se consolidar nos próximos anos:

1. Revisão dos hábitos de consumo

Consumir menos tem se mostrado uma experiência positiva para muitas pessoas nesse momento de isolamento social. É possível que muito dessa experiência minimalista prevaleça quando a economia voltar a se aquecer. Com a vivência de um trauma coletivo o consumo por si só começa a ser questionado e substituído por novos valores como, por exemplo, a geração de um impacto positivo na sociedade ou no meio ambiente.

2. Trabalho remoto

Gastar horas de deslocamento entre casa e trabalho vai parecer cada vez mais desperdício de tempo e de recursos. Morar perto do trabalho será cada vez mais valorizado porém, como essa realidade dificilmente será acessível à maioria, o home office será a saída mais lógica, sempre que possível. Neste momento grandes empresas já se organizaram para deixar seus funcionários trabalhando em segurança a partir de casa. É muito provável que a idéia de produzir fora do escritório sobreviva em diversos meios onde antes eram pouco comuns.

3. Educação à distância

Em um mundo em rápida transformação aprender é fundamental para continuar se adaptado ao mercado de trabalho. A educação formal precisa de cada vez mais atualizações e a educação à distância preenche esta necessidade economizando tempo e outros recursos. Os mentores virtuais serão os novos professores e novas plataformas devem surgir para conectá-los de forma mais eficiente aos novos alunos.

4. E-commerce

Não importa o que você tem para vender. Todo tipo de comércio de bens ou serviços pode ser feito on-line, basta encontrar a ferramenta certa e a comunicação mais eficiente com o seu público.

Com um horizonte tão incerto, que sementes podem estar sendo geradas agora para o futuro? Que tendências tendem a prevalecer em um mundo pós-pandemia? A única coisa certa é que nada será como antes.

Photo: Chris McGrath/Getty Images